top of page

Como funciona a Orientação Profissional?



A orientação profissional é definida como o processo pelo qual o indivíduo recebe ajuda para escolher e se preparar para uma nova etapa em sua vida. Pode ser na adolescência, quando se prepara para concluir o ensino médio e se inserir em um curso de graduação ou em qualquer outro momento da vida, quando por alguma razão, sente que precisa encontrar o sentido no trabalho, se sentir feliz e motivado. É o que chamamos de processo de transição de carreira.


São muitas as influências que recebemos ao escolher o futuro profissional, desde características pessoais a convicções políticas, religiosas, culturais, assim como socioeconômicas, valores e família.

Ao fazermos uma escolha profissional, precisamos ter consciência de todas as influências que tivemos até o momento da decisão. Através do genoprofissiograma, que é um recurso utilizado pelo psicólogo no processo de orientação profissional, é possível constatar algumas das influências. É uma construção de uma árvore genealógica com uma ênfase sobre as profissões das três últimas gerações. Trabalha-se principalmente a dimensão vertical (pais, avós e bisavós) e a dimensão horizontal (irmãos, primos e tios). Através deste instrumento procura-se investigar a genealogia das profissões familiares a fim de conhecer sua influência sobre a escolha profissional.


O objetivo de uma orientação profissional deve ser auxiliar o indivíduo na construção de si mesmo, de suas escolhas e decisões para o futuro profissional. O processo acontece da seguinte forma: o psicólogo escuta e busca ajudar na compreensão dos desejos e interesses. Utiliza técnicas/ferramentas para medir a maturidade para a escolha profissional e também desenvolver o autoconhecimento necessário para essa importante escolha na vida. Também são utilizados testes psicológicos que auxiliam a identificar os interesses e analisar junto com a maturidade e os traços de personalidade, ajudando a encontrar possíveis profissões ou caminhos que possam gerar saúde, motivação e realização.


A avaliação psicológica no contexto de orientação profissional não tem o objetivo de diagnosticar, mas de gerar conteúdo para reflexão e discussão, sempre com a promoção de autoconhecimento. Propor a reflexão sobre a escolha profissional, auxilia para uma tomada de decisão mais tranquila e eficaz. É saber o que gostaria de fazer e como fazer, buscando assim, tomar decisões que possam gerar o sustento necessário, mas também satisfação. O trabalho é muito mais do que sustento; é fonte de promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Fortalece no sujeito o sentimento de pertencer, sentindo-se gratificado.


Em função da magnitude do trabalho na vida das pessoas, da complexidade do mercado de trabalho, cada dia mais competitivo, aponta-se para a necessidade de orientação profissional e reflexão quanto as escolhas cada vez mais cedo, lembrando que mais do que um trabalho, a escolha faz parte de uma construção de identidade e deverá fazer sentido para gerar satisfação e felicidade.


Roziéle Viegas de Souza

Psicóloga e Orientadora Profissional

CRP 07/27750


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn ícone social
bottom of page